Pages

domingo, 10 de junho de 2012

Flan de Iogurte e calda de Goiabada


Dá água na boca. Diferente do pudim, o flan não vai ao fogo, super fácil de fazer e melhor é fazê-lo de véspera. Assim ele vai ficar durinho para desenformar tranquilamente. Usei uma forma de silicone que facilita bastante na hora de desgrudar e cair no prato.Antigamente eu usava uma forma de aluminio e as vezes nem com reza braba saia (e qdo saia era "aos pedaços" rsrsrs).

2 potes de iogurte natural - 1 lata de leite condensado - a mesma medida de leite - 1 envelope de gelatina em pó sem sabor.- para a calda : 1/2 goiabada (cx redonda pequena) 1 xícara d'água.

Coloquei no liquidificador o iogurte, o leite condensado, o leite e batí. Pela tampinha do liquidificador fui colocando a gelatina dissolvida e batí por mais 1 minuto. Molhei com água a forma de silicone e colquei o flan. Deixei na geladeira de um dia pro outro. Desenformei e coloquei a calda (fria)

calda. Partí a metade da  cx de goiabada e juntei a água. Levei ao fogo para dissolver tudo. Deixei esfriar e
regeui o flan. Coloquei de volta à geladeira até a hora de servi-lo.








7 comentários:

  1. Oi Fafah!
    Essa receita é minha velha conhecida, mas aqui em casa ela ganhou como cobertura uma calda de frutas vermelhas, fica um arraso!
    E, como não sou muito fã da consistência de flan (até rimou) e algumas amigas têm dificuldade no preparo da gelatina, já fiz uma variação que o povo também curtiu. É o "gelado de iogurte".
    Se quiseres conferir, as duas receitas estão no meu blog!
    Abraços!
    Flan de iogurte com calda de frutas vermelhas: http://about-sweet-things.blogspot.com.br/2010/09/flan-de-iogurte-com-calda-de-frutas.html
    Gelado de iogurte com calda de frutas vermelhas: http://about-sweet-things.blogspot.com.br/2011/01/gelado-de-iogurte-com-cobertura-de.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!

    Tem razão, é meio difícil preparar a gelatina! Mas eu te digo que se a gente colocá-la no microondas com 6 colheres de sopa d'água e colocar lá por 20 segundinhos, ela derrete legal, e a gente coloca direto na tampinha do liquidificador que ele mistura tudo. Não tem erro!. Também adoro flã com frutas vermelhas. Já já vou dar uma espiada no teu blog!

    Obrigada pela visita e volte sempre viu!

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vejo mistério, hehe... Mas tenho uma amiga em particular que não consegue usar a gelatina de jeito nenhum! Fiz a nova versão especialmente para ela.
      E pode deixar que volto sim! Sigo o blog desde que fiquei sabendo dele lá no "Que marravilha"!:0)

      Excluir
  3. Fafah, eu fiz essa receita. Parece demais com uma outra que vc postou aqui, mas não lembro o nome...
    Se eu puder dar minha opinião... Eu colocaria apenas 01 pote de iogurte e substituiria o outro por 01 caixinha de creme de leite. O gosto ácido o iogurte fica muuuuito acentuado e eu, particularmente, não gosto.

    Pra ver se quebrava a acidez, tive que colocar chocolate ao leite ralado e nem assim melhorou. Ao invés da calda de goiabada, eu coloquei geleia de morango, que ficou até "mazomenos".

    Beijos
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Oiê! Idéia boa essa do creme de leite Gabi!
    Usei o iogurte para deixá-lo mais light, e olha, o meu flan não ficou tão azedo não! Ficou ótimo, e a goiabada foi o que tinha no armário para fazer a calda, já que eu estava na praia e lá é "se não tem tú, vai tú mesmo".kkk

    bjs no Ângelo e pra mamãe Gabi!

    ResponderExcluir
  5. Excelente receita, ficou uma delicia! Obrigada por partilhar. Encontrei também esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-flan-de-iogurte-com-queijo-4054.html, que me pareceu bastante boa.

    ResponderExcluir