Pages

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pão Doce


Parecido com um bolo e nem tão doce assim, aliás, não fosse pelo açúcar de confeiteiro em cima, ficaria
faltando alguma coisa. Na receita do livrinho, Coleção União Receitas de Sucesso, falava que seria usado o fermento biólico fresco em tablete. E agora? eu não tinha. Procurei nas gavetas algum fermento "na validade"
(tem que ser quando se refere a qualquer massa com crescimento). Eu descarto todo fermento do ano passado mesmo com a validade atual : não confio! Tem que ser deste ano sim! Bom, usei então um envelope e meio do fermento Dona Benta Fermix e que me deixou feliz ao final das contas. Meu pão cresceu!!! Outro item que também fiquei em dúvida e acabei não ousando, foi que na receita mandava misturar as camadas mesclando os recheios com a massa e achei que não daria tão certo, aliás, eu nem conseguí pois a massa grudava por demais da conta. Então ao partí-lo, não ficou mesclado como deveria e sim a camada meio torta. Mas agradou ao paladar perfeitamente, e só eu notei esse pequeno detalhe. (eu sou fogo!)



1 1/2 envelope de fermento biólogico seco instatâneo - 1/2 xícara de açúcar - 1/2 xícara de leite morno - 2 ovos inteiros - 4 colheres de sopa de creme de leite de caixa - 2 colheres de sopa de manteiga - 2 colheres de sopa de queijo parmesão de saquinho - 3 xícaras de chá de farinha de trigo - 150grs de queijo minas em cubinhos - açúcar de confeiteiro para polvilhar.



 Coloquei num recipiente primeiro a farinha de trigo, o fermento , o queijo ralado, o açúcar , 1 pitada de sal e reservei. Misturei todos os líquidos e batí ligeiramente com um fouet. Juntei a manteiga derretida e coloquei tudo isso na farinha reservada. Misturei com uma espátula larga e não sovei. Fica meio grudenta e aos poucos coloquei os pedaços de queijo. Untei e polvilhei com farinha de rosca uma forma de bolo inglês.
Coloquei a metade da massa, os dois cremes do recheio (ameixas e goiabada) meio que misturei com um garfo os recheios, e cobrí com a massa restante. Espalhei com um garfo no sentido horizontal e deixei tudo uniforme. Deixei descansar por 30 minutos, coberto.
Aquecí o forno e coloquei o pão para assar e dourar no forno à 200ºC por uns 25 minutos. Ficou dourado, tá pronto. Deixei amornar dentro do forno com a porta semi aberta. Desenformei e salpiquei o açúcar de confeiteiro.






Creme de gioaba : 4 fatias grossa de goiabada partida em cubos  - 1/2 xícara de açúcar- meio copo d´'agua. Levar ao fogo até que vire um creme espesso.Usar morno.













Creme de ameixa : 12 ameixas picadas - 1/2 xícara d'água - 1/2 xícara de açúcar. Levar ao fogo até virar um creme. Usar morno







0 comentários:

Postar um comentário