Pages

domingo, 13 de janeiro de 2013

Bacalhau à moda do Chef




Eu não tinha todos os ingredientes pedidos na receita tipo, azeitonas pretas, mais maionese, bacalhau em pedaços maiores e assim mesmo com todas essas faltas, em nada me alterou o sabor do prato nem tampouco a sua aparência. Comprei gato por lebre (acontece demais isso comigo!), ví um pacote de bacalhau congelado, branquinho e escrito "do Porto", nem pensei duas vezes: coloquei lá no meu carrinho de compras logo 2 pacotes dele. Ao descongelar tive a surpresa : pedaços miúdos de bacalhau "tipo" Porto! rsrsrsrs. Bom, ao menos era dessalgado, me pouparia a trabalheira. Mas ele fez bonito no gosto, também pudera, com cebola, alho, um bom azeite e as azeitonas... não tem bacalhau ruim não comadre!


Fiz um purê com 4 batatas cozidas, tantinho de manteiga e leite o suficiente e juntei por minha conta e risco
1/2 xícara de queijo de coalho ralado. Untei um refratário e polvilhei farinha de rosca e espalhei o purê. Reservei.








 Dourei 3 dentes de alho laminados finamente e 1 cebola média em fatias igualmente finas. Reservei.












Nessa mesma frigideira, para aproveitar o gostinho dela, dourei 10 batatas cozidas pequenas abertas ao meio. Reservei.











 Ainda na mesma frigideira, coloquei 1/4xícara de azeite e dourei o bacalhau(500grs) em lascas.








                                                          



Montando o prato:


O purê no refratário...







O bacalhau dourado em 1/4 de xícara de azeite...



A maionese espalhada por cima
(um frasco de 250grs) .



As batatinhas coradas decorando. Usei também 3 ovos cozidos e partidos ao meio.Em seguida 12 azeitonas verdes espalhadas e duas fatias de pimentão vermelho.


         Levei ao forno para gratinar em temperatura alta . (fique de olho viu!)


                               Depois de gratinado o pimentão vermelho virou um coração! engraçado...


12 comentários:

  1. Que coisa mais linda Fafah!
    Chega meu bucho roncou agora! :D

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Eita! Temos que alimentar nossas lombriguinhas né não!
      Que bom que vc está de volta!

      bjs)))))))))))))))

      Excluir
  2. Olá Fafah

    Visitando o blog da Edna, encontrei o seu e adorei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei se me seguir também.
    Uma ótima 2º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Kinha!

      Obrigada pela visita viu!
      Vou lá agorinha mesmo dar uma espiada no seu blog.
      Uma ótima semana pra vc!

      bjnhs)))))))))))

      Excluir
  3. Fafah, adorei conhecer mais esta receita de bacalhau, já que amamos aqui em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Vc está de parabéns, seu blog é maravilhoso
      e tem tudo pra deixar a gente informada
      do que se passa em termos de moda e design.
      Não vou te perder de vista!

      bjnhs///////////

      Excluir
  4. Olá Fafah

    Hoje tem Sorteio Internacional, de um traje praia completo.
    Gostaria muito que vc participasse...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  5. Olá Fafah

    Uma ótima 5º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  6. Olá Fafah
    Com relação à sugestão de objetos decorativos para seu aparador, posso dar uns pitacos, coisa de amadora mesmo; o que sei de decoração é o que vejo nas revistas, em blogues, sites especializados, e o assunto me fascina, adoro coisas de casa, organização doméstica, novidades práticas que deixam a vida da dona de casa mais fácil e funcional.
    Sem ver o aparador só pela sua descrição, eu colocaria uma bandeja grande de vidro com taças coloridas, lanternas grandes pretas ou prata com velas dentro, abajour, vasos de cerâmica coloridos em três tamanhos diferentes, castiçais de vidro com velas grossas, estas são algumas ideias que me ocorreram, eu gosto mais de móveis sem muita coisa por cima, mais enxuto, mas depende do gosto de cada pessoa.
    Espero ter ajudado um pouquinho.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Cissa!

      Muito obrigada viu! Anotei tudinho e vou sair
      procurando os itens. Chegou uma loja nova em Recife, a Etna, que
      tem bastante artigos de decoração. Vou compará-la com a TokStok.
      A colocação de objetos é a parte mais difícil pra mim e sempre fico
      em dúvida.

      bjs e bom fim de semana!

      Excluir
    2. Oi Fafah, por nada. A Etna é uma loja incrível, adoro, tem muita coisa bacana lá, você vai encontrar objetos que te agradam; estas lanternas grandes vi há pouco tempo na loja de Belo Horizonte. Castiçais e velas têm de todo jeito e tamanho.
      Depois você me conta o resultado.
      Beijo.

      Excluir