Pages

sexta-feira, 22 de março de 2013

Frango com Iogurte e Manjericão

Douradinho assim, macio por dentro e esse molho aí, não tem comparação! Fiz para acompanhá-lo batatinhas pequenas ao dente e douradas com cebolinha.


Tempero do frango - 1 peito de frango (enorme) - 3 dentes de alho ralados- suco de 1/2 limão - 1 colher de sopa de molho shoyu - pimenta ralada.

Partí ao meio o peito de frango (com osso e pele) e temperei. Deixei por 1/2 hora. Fiz com a pele e o osso porque fica mais suculento e gostoso. Inovei no cozimento usando uma tecnica antiga lá de casa (qdo era solteira) que era só colocar o frango dentro de uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite, pingar um pouco d'água, tampar a panela e aí sim ACENDER O FOGO. Muito devagar ele vai dourando, e quando secar o líquido a gente coloca mais um tantinho dágua. Para isso deixei reservada uma xícara com água fria mesmo, lá pertinho do fogão. A panela tem que estar tampada e de vez em quando temos que virá-lo, e o mais importante é que tem quer ser no fogo baixinho. Fui virando até que ficou cozido por completo. (paciência, pois frango crú não rola mesmo ok!). A frigideira estava com um aspecto divino, toda dourada nessa hora. Retirei o frango, reservei, e coloquei o resto da água da xícara reservada e juntei 1/2 cebola piadinha, e dente de alho em cubinhos, um tanto de manjericão picado e um pote de iogurte natural light. Coloquei o sal e mexí com um fouet, pois esquecí de bater antes o iogurte e ele ficou meio que em pedaçõs. O fouet resolveu tudo direitinho. Coloquei de volta o frango e levei-o à mesa. Serviu a 4 pessoas pois coloquei as batatinhas.

Molho: 1/2 cebola picadinha- 1 dente de alho picadinho - manjericão picado- 1 pote de iogurte natural light.
Na sequencia fui colocando os ingredientes e mexendo para encorpar com o roux da panela. Provei e corrigí o sal.

Cozinhei ao dente 12 batatas bolinha e dourei no azeite e cebolinha picada.






Peito de frango colocado numa frigideira fria com 2 colheres de sopa de azeite e 1/2 xícara dágua fria. Tampei , abaixei o fogo e fui virando de vez em quando para cozinhá-lo por igual. (paciência!)




Após uns 15 minutos (meu fogo estava baixíssimo!)
ficou pronto.













Reservei e fui cuidar do molho.









Na mesma panela queimadinha, coloquei o resto da água e juntei meia cebola picada. Mexí tudo muito bem agregando todo aquele queimadinho e juntei o alho.













Mexí e fui rápida para não queimar o alho.



Coloquei o creme de leite (deverá ser batido antes de entrar na panela ok!

                                             Coloquei o frango aquecido no prato de servir e o molho


    Acompanhado pelas  batatas coradas com cebolinha picada.



Um comentário:

  1. Oi Fafah
    Que delícia, adorei esta receita, o visual do prato tá uma belezura.
    Beijinho

    ResponderExcluir