Pages

terça-feira, 9 de abril de 2013

Torta de Sardinha


Relembrando esse receita (saudades da minha mãe querida que já partiu) que vez por outra  preparava lá em casa nas sextas-feira quando só o que restava na despensa eram algumas latas de sardinha e a feira era aos sábados e nesse tempo não existia supermercado ainda. (sou jurássica!)Mas entrava de tudo nessa
torta : ervilhas, azeitonas, ovos picados, tomate, cebola e cheiro verde. O azeite do mais fino sabor : Galo! Em aparencia batia com o cuzcuz paulista mas em sabor, ah, ganhava de longe viu!




ingredientes: 3 ovos (claras e gemas separadas) 1 xícara de leite de côco - 1/2 xícara de azeite - 1 colher de sopa rasa de colorau - 1 tomate picado - 1 cebola pequena em cubinhos - cheiro verde picadinho (salsa e cebolinha) 12 azeitonas pretas picadas - 1 xícara de farinha de trigo - 2 latas grandes de sardinha - 1/2 xícara de ervilhas (não coloquei pois não tinha em casa)- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó-sal.

Separei as gemas e reservei as claras. Num recipiente, coloquei as gemas, o azeite, o leite de côco e o colorau. Misturei bem a farinha de trigo c/o fermento e reservei. Piquei os temperos e misturei à massa. Abrí as latas de sardinha e retirei o óleo e as espinhas. Não partí , deixando-as grandes mesmo pois quebram um pouco qdo misturamos e juntei à massa. Batí as claras em neve e misturei delicadamente à massa. Provei e corrigí o sal. Ralei tantinho de pimenta e apenas misturei sem bater.
Coloquei numa forma de silicone untada com azeite e levei ao forno preaquecido médio por 30 minutos. Desenformei ainda morna , reguei com azeite e salpiquei salsinha batidinha.


                                            Gemas, azeite, leite de côco, colorau e a farinha de trigo c/o fermento




                                          O picadinho de tomate, cebola, cheiro verde e azeitonas,



                                            A sardinha pedaçuda mesmo,



                                             e as claras em neve firme.



                                                Forma de silicone, com outra bandeja redonda por baixo,



                             (porção servida regada com azeite)



0 comentários:

Postar um comentário