Pages

domingo, 6 de outubro de 2013

Torta de Maçã


Fiquei sem a foto da torta já pronta. Borrou! rsrsrs. É que estou cada vez mais, fotografando pior mesmo! Pressa. Fico ansiosa (sou!) e isso tem se  repetido muito ultimamente. Tenho que cuidar disso né não!
Bom, tenho uma mania por tortas de maçã desde criança quando assistia aos filmes da Disney e via
Pluto (era ele se não me engano) roubando a torta ainda quente da janela da Margarida. Aquela torta
fumegante e redonda me encantava. Vou ficar devendo a foto e certamente qualquer dia desses repetirei a receita e queira Deus que dessa vez , ela não me saia borrada!!!
A receita a seguir é muito simples sendo que a massa só vai na cobertura. Vejo em minha memória a Margarida passando uma faca sobre ela para cortar as aparas.Saudades...

serve 8 pessoas
massa:
170grs de farinha de trigo
1colher de sopa de açúcar
100grs de manteiga gelada em cubos
1 gema batida c/1 colher de sopa d'água
sal
Misturei a farinha de trigo com o açúcar e o sal e juntei a manteiga gelada. Fiz uma farofa (paciência viu!) e juntei a gema batida c/água.Não sovei e apenas misturei para ficar uniforme. Fiz uma bola e levei à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso fui preparar o recheio.

recheio:
6 maçãs verde s/casca e picada. Coloquei na água c/suco de limão.
150grs de açúcar
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de farinha de trigo
15 grs de manteiga gelada em cubos
1 gema p/pincelar.
opcional : uvas passas e amêndoas em lascas (eu usei um tanto delas e ficou ótimo!)

Misturei o açúcar, a canela e a farinha de trigo. Reservei.
Usei um refratário quadrado (deveria ter sido redondo mas nem sei porque usei o quadrado rsrsrs!)
Coloquei aí metade das maçãs e salpiquei metade da mistura do açúcar reservado. Coloquei a outra parte das maçãs e o resto do açúcar. Coloquei os pedaços da manteiga gelada em cubos e cobri com a massa
aberta com um rolo, cortei as aparas, fiz uma decoração aleatoriamente com as aparas da massa, dei um corte em cruz no centro que é para sair o vapor e pincelei com a gema.

Usei o forno previamente aquecido na temperatura média por 20 minutos (200ºC) e depois abaixei para
 180ºC por 40 minutos. Nem preciso dizer aqui do cheirinho maravilhoso dessa torta enquanto assava! Delicia! Aguça o olfato (que cheirinho bom é esse?). Bom , foi saindo direto do forno para o prato com direito a uma bola de sorvete light de lambuja!







                                      farinha de trigo, açúcar e sal


                                                   massa já pronta, sem sovar


                                   recheio -  maçãs picadas e de molho na água c/suco de limão


                                       recheio - açúcar, canela e farinha de trigo


                                    camadas prontas e com amêndoas e passas no recheio



                     já com a cobertura da massa , decorada e com corte em cruz para a saída do vapor


                                                     pincelada com 1 gema antes de entrar no forno







Um comentário:

  1. Ei Fafah
    Já te falei que adoro suas receitas, você fotografa o PAP é o máximo.
    Esta torta de maçã deve ser muito boa, nunca experimentei fazer nada que tenha maçã, somente salada de fruta.
    Beijo

    ResponderExcluir