Pages

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Risoto Pernambucano (lá de casa)


Esse risoto de frango desfiado era feito com frequência por mamãe quando éramos crianças.
Lembro que às vezes eu achava que ele estava  meio seco, pedindo algo cremosinho, uma liga!
Mas ficava calada ali comendo, achando bom ou não. Minha mãe dizia,- quem não gosta come pouco!
Não ficava ruim de gosto não, nem poderia portanto, tamanha a quantidade de ingredientes poderosos e gostosos tais como: azeitonas picadas, ervilhas, ovos cozidos,  queijo parmesão ralado, e sua majestade o frango todo desfiado com seu molho e gosto inesquecíveis !

Nunca cheguei a fazê-lo, talvez por esquecimento mesmo. Mas certo dia, minha irmã Salette, passando por São Paulo em uma escala ao Recife, almoçou com minha irmã Tereza ,nessa época morando em São Paulo.
Ao chegar em Recife Salette logo comentou ter comido um risoto feito por Tereza igual aquele que mamãe fazia. Ela me perguntou - vc tem a receita? Eu nem lembrava desse tal risoto até aquele momento. Vamos fazê-lo então ela falou!
Resumindo, não o fizemos por falta de tempo até que hj lembrei dele e pedi, via telefone, a receita para Tete.
Ok, eu já tinha uma galinha pronta no molho dentro da geladeira, daí a ideia do risoto. Foi fácil!
Vamos ver então?

ingredientes:
uma galinha cozida e ensopada no molho
1 xícara de ervilhas
1 xícara de azeitonas pretas picadas
3 ovos cozidos e picados
1 cx de molho 4 queijos pronto
1 xícara de queijo parmesão ralado.
4 xícaras de arroz cozido (agulhinha mesmo, não pode ser arbório tampouco parboilizado ok!)

Coei e reservei o caldo da galinha (pelo amor de Deus não coloque água nesse caldo viu!  mesmo pouco, tá bom ok!)
Retirei os ossos e peles e piquei grosseiramente.
Escorri as ervilhas e juntei a elas as azeitonas picadas e reservei.
Cozinhei os ovos, descasquei e cortei em pedaços grandes e reservei.

Esclareço aqui que nenhum dos ingredientes  vai ao fogo para misturar. Daria outro efeito esbagaçando tudo e ficando muito feio no final, uma maçaroca! Portanto basta apenas misturá-los  frio mesmo ok!

Juntei tudo na sequência:



                  carne de 1 galinha média cozida e desfiada (não deixe nenhum ossinho sequer!)
 



                        entrada do caldo no recipiente da galinha (bowl)






                      ervilhas escorridas e azeitonas picadas,
   



                    misturadas ao frango e ao seu molho,





           A mistura do arroz com o molho 4 queijos adquirido pronto na CozinhArt,




             Agora o frango e o arroz, tudo misturado,





              O ovo é o último ingrediente a entrar, pela simples razão de mantê-lo uniforme sem ter seus pedaços desmanchados.

Em seguida coloquei o risoto num prato fundo grande e redondo apenas untado com azeite , salpiquei queijo parmesão ralado nessa hora e levei ao Microondas para esquentá-lo bem, tipo 10 minutos.

A opção do microondas foi apenas para mantê-lo úmido por dentro, já que se fosse colocado num forno convencional, perderia e muito da sua cremosidade final. Acho que era por isso que o de mamãe ficava seco. (ia ao forno convencional). A minha opção deu super certo!











(guardei um pouco do molho 4 queijos para "regar" por assim dizer o meu risoto)






Um comentário:

  1. Hummmmmmm, que delícia, deu água na boca, maravilha, estou levando a receita.
    Beijo

    ResponderExcluir